A diferença entre Folheamento e o Banho de Ouro

Muitos não sabem, mas uma peça banhada a ouro é totalmente diferente de uma peça  folheada a ouro. A principal diferença entre elas, está na forma de dourar.

Visualmente não há uma diferença muito perceptiva, apesar da peça banhada a ouro ser mais brilhante que uma peça folheada.

O folheado, como o próprio nome diz, consiste na aplicação de uma fina folha de ouro sobre o metal-base (normalmente latão), que da origem a uma peça de bijouteria. Por forte compressão, a folha de ouro, adere definitivamente sobre o metal.

Hoje em dia, o folheamento está  quase instinto no ramo da joalheria, o mais utilizado, é o banho de ouro, por ser mais eficiente e ter uma maior durabilidade, comparado ao folheamento.

O banho de ouro, consiste em mergulhar o metal-base em uma solução de sais de ouro, e ligá-lo à corrente elétrica. Ao lado dele, mergulha-se uma barra de ouro ligada ao outro pólo de corrente elétrica, que tem, nessas condições, a propriedade de transportar o ouro líquido e depositá-lo sobre a peça a ser dourada.

O banho de ouro pode ser aplicado em diversos tipos de metal-base, como:  prata, niquel, cobre e o latão.

Dependendo do tempo de duração da imerssão da peça, essa camada poderá ser mais ou menos espessa. A boa douração tem espessura na ordem de 0,02 mm ou 20 microns, é esta espessura de banho que é utilizado nas peças comercializadas pela Agatarp. Banhos de ouro com espessuras menores a esta, é considerada um banho frágil, que irá se desgastar com muita facilidade.

Confira em nosso site, www.agatarp.com.br, as peças em banho de ouro, e tenha um jóia ou semi-jóia, com um banho de ouro de ótima qualidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>